terça-feira, 29 de junho de 2010

Caça Submarina em Natal/RN: Fernando de Noronha


Antes de iniciar a minha trajetória de caçador em águas mais profundas, tive a oportunidade de mergulhar nas águas límpidas de Fernando de Noronha. Fuji do meu estado, viajei para a ilha de avião e fiquei hospedado em uma pousada domiciliar (a maioria dos moradores transformou suas casas em pequenas pousadas, uma opção mais barata para o turista). Ao lado de minha noiva e de um casal de amigos, passei cinco dias nessa ilha linda e realizei vários mergulhos em suas águas “cristalinas”. Na verdade, a primeira impressão não foi tão boa, pois assim que “caí” na água da Praia do Porto, encontrei uma visibilidade muito baixa e isso me decepcionou. Como todas as águas, sua visibilidade também depende das correntes marítimas, do clima, do vento... Porém, logo encontrei águas mais límpidas e uma variedade de vida marinha que depressa me animaram. Visitei a ilha no inverno e não era a melhor época para se deparar com águas cristalinas, porém tive a oportunidade de ver a ilha com sua vegetação toda verde e também tomar banho em uma linda cachoeira, na Praia do Sancho, que só se forma com as chuvas. Os mergulhos foram melhorando com as dicas dos moradores da ilha. Recomendo a todos o passeio de Barco até a praia do Sancho (foto), onde é realizada uma parada para o mergulho. A profundidade é por volta dos 10 metros e a cor da água é maravilhosa, de um verde claro muito bonito que facilita a visibilidade de peixes, arraias e tartarugas de espécies distintas, dentre inúmeras outras variedades que nunca havia avistado nas águas rasas do litoral do meu estado RN. Também tive a oportunidade de descer a uma profundidade de 10 metros, com a segurança de vários guias e mergulhadores por toda a minha volta. Na minha primeira descida logo percebi que a pressão em meus ouvidos não me possibilitaria chegar ao fundo, mas após uma conversa rápida com um mergulhador, descobri que era preciso descomprimir o ouvido a cada metro para poder chegar ao fundo sem desconforto (ainda abordarei esse tema no meu blog). Pude então descer até o fundo perseguindo uma arraia e vê-la bem de perto, enquanto a mesma tentava se esconder de mim enquanto se enterrava na areia. Foi uma experiência maravilhosa. Mergulhamos ainda na Praia do Atalaia, que possui um ótimo visual, porém o mergulho é fraco (recomendo essa praia para pessoas que nunca mergulharam pois tem águas bem rasas e um leque variado de pequenas espécies); no “Aqua-sub” que é um passeio maravilhoso pelas ilhas secundárias de Fernando de Noronha, no qual o mergulhador é puxado pelo barco, segurando em uma mini-prancha, durante uma hora maravilhosa de encontros com tartarugas, peixes e, se tiver sorte, golfinhos; no naufrágio próximo ao porto, mas a água estava turva e dificultava muito a visibilidade; e também mergulhamos na Baía dos Porcos, onde entrei na praia e nadei com meu primo até os “dois irmãos”, um mergulho com a água cristalina e com uma boa variedade de vida marinha. Tentamos ainda mergulhar na Baía do Sueste, um berçário de tartarugas e tubarões, mas a água estava muito suja e impossibilitou o mergulho. Embora a pesca seja permitida em algumas praias de Fernando de Noronha, o que muito me surpreendeu, a caça-submarina é completamente proibida por lá. Porém, só a chance de vislumbrar sua vida marinha é uma experiência maravilhosa que vale muito a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário