terça-feira, 28 de setembro de 2010

MOVIMENTO DE CARPA (PACK'S)

O movimento é chamado de carpa exatamente pela semelhança que possui com o movimento que o peixe, de mesmo nome, realiza com a boca na superficie da água. Em estudo que fiz na França, Centro Desportivo do Nice Universite Club, pude observar um acréscimo de 20% ao meu volume total de ar realizado em inspiração forçada, normalmente há ganhos na faixa de 10 a 25% e tais melhoras irão repercutir no tempo de apnéia, mas principalmente, no mergulho em profundidade.

É um movimento realizado após a inspiração completa, colocando-se o ar sob pressão nos pulmões, através de pequenas sucções de ar, seguidas pelo bloqueio de sua saída através da glote. Importante lembrar que o corpo deve estar bem relaxado para poder realizar a respiração completa e a carpa de forma correta e eficiente.

Como saber se está fazendo o movimento correto?

Teste este exercicio: expire completamente, pince o nariz e comece a fazer o movimento, preste atenção para ir percebendo se o pulmão está inflando, procure manter a musculatura responsável pela respiração bem relaxada. Pronto, você está realizando a manobra! A carpa pode ser utilizada como um alongamento para a caixa toráxica e nos aquecimentos para as performances em apnéia.

Cuidados especiais:
• não negligencie a respiração completa correta, senão de nada adiantarão as carpas (na ânsia de fazer o movimento acabamos respirando de forma errada);
• não exagerar, a carpa exige treino e adaptação da musculatura;
• prestar atenção para não "engolir" o ar, ou seja, enviá-lo para o estômago, lá ele não terá utilidade;
• a carpa deve ser considerada um "plus", portanto as qualidades essenciais que precisamos para chegar na performance desejada jamais deverão ser abandonadas ou substituidas pela "carpa".

(Por: Karol Meyer)

PS: No youtube existe uma entrevista do Jô Soares com a Karol Meyer onde ela exemplifica a técnica.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário